domingo, 12 de junho de 2016

Um sonho: escrever um livro

Existem muitas dúvidas sobre como escrever um livro, uma delas é: como terminá-lo? O problema é que não existe uma única resposta para essa pergunta, nem mesmo uma fórmula para seguir. Terminar de escrever um livro é como conquistar qualquer outra coisa em sua vida, precisa de muito trabalho e dedicação.

Há alguns meios que podem tornar esse caminho mais fácil e aqui eu lhe darei algumas dicas, mas vamos deixar claro que dicas não são regras e você pode adaptá-las de uma forma que se encaixe melhor para o seu perfil. Então, vamos lá:

Tenha domínio sobre o assunto que você irá escrever, faça todas as pesquisas necessárias, lugar e época em que a história irá se passar e crie o perfil dos personagens.

Estruture a sua história antes de começar a escrever, assim como os capítulos. Se você não fizer isso antes de começar é muito provável que se perca no meio do caminho. Caso você já tenha começado, não tem problema, tente fazer isso agora.

Tenha disciplina, muita disciplina. O mundo irá trabalhar para desviar a sua atenção e as redes sociais são uma armadilha terrível, além disso, você com certeza irá perder alguns almoços de família e várias horas com os amigos.

Se alguma parte do livro está difícil de escrever, não pare! Continue e termine, se deixar para o dia seguinte será ainda mais difícil recomeçar e é nesse momento que o tão famoso "bloqueio criativo" pode acontecer.

Escrever é um exercício diário e a excelência vem com a prática, sendo assim, pratique sempre, inclusive em seus dias ruins.

Exercite sua imaginação: leia muito, vá ao teatro, assista filmes e séries, busque inspirações nos mais variados lugares e não deixe escapar nem mesmo aquela conversa no bar. Boas ideias podem vir nos momentos mais inusitados.

Espero que eu tenha lhe ajudado e que alguma solução venha desse post, se ainda tiver alguma dúvida me escreva e abordarei o assunto em uma próxima vez. Até mais! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário